quarta-feira, 12 de setembro de 2018

As borboletas


Como nascem as borboletas?

O ciclo de vida das borboletas se inicia quando uma fêmea bota seus ovos nas folhas. Dos ovos nascem as lagartas, que com o tempo criam uma proteção chamada pupa, ou casulo e desse casulo sai uma linda borboleta.

Veja abaixo os detalhes:


Depois de um tempo, que varia conforme a espécie, nascem pequenas larvas, também chamadas de lagartas, que comem bastante e crescem.

 Aos poucos, elas produzem uma substância que endurece em contato com ar e criam uma proteção chamada pupa, onde ficam sem se mexer ou comer. 

Essa fase serve para que aconteça a metamorfose: a forma do corpo muda e surgem lindas borboletas.

Primeiro vôo

Ao saírem da pupa que se formou durante seu desenvolvimento, as asas das borboletas estão úmidas e amassadas. Para conseguir levantar vôo, elas precisam esticá-las e deixá-las secar. 

Tudo tem de ser rápido porque, se as asas secarem na posição errada, não vai ser possível sair do chão. Depois disso, as borboletas estão prontas para passear pelas flores, se reproduzir e botar novos ovos.

O que as borboletas comem?

Borboletas se alimentam do néctar das flores e costumam escolher as mais coloridas para almoçar porque as enxergam melhor. Então, pousam e desenrolam a língua, que se parece com uma tromba, para alcançar os depósitos de néctar espalhados pela planta. Entre um lanche e outro, elas voam por jardins e espalham os grãos de pólen que ficaram grudados em seu corpo. Assim, ajudam na reprodução de mais flores. Há borboletas que não se alimentam do néctar das flores? Elas comem outras coisas, como frutas que estão no chão das matas.




Onde as borboletas dormem?

Borboletas não dormem, elas apenas repousam para recuperar as energias gastas na procura por alimento.

Quanto tempo vivem as borboletas?


Borboletas vivem entre duas semanas e dois meses.


A metamorfose:








Nenhum comentário:

Postar um comentário