quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Bússola

A BÚSSOLA

A bússola é considerada uma das maiores invenções da humanidade, também chamada de bússola magnética, é um objeto utilizado para orientação geográfica.
Durante muito tempo esse instrumento foi utilizado na navegação como forma de localização.

Como Funciona a Bússola?

Por meio de uma agulha magnetizada colocada de maneira horizontal, a bússola é um objeto capaz de localizar os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste).
Ela atua sob o magnetismo terrestre, sendo atraída para a direção dos polos do planeta.
A agulha, suspensa pelo centro de gravidade, gira de acordo com os movimentos realizados.
Note que ela aponta sempre para o polo norte magnético da Terra. Isso porque o planeta funciona como um enorme ímã que exerce força de atração nessa direção.

Você sabia?

Com alguns objetos simples você pode construir uma bússola caseira de baixa precisão. Basta ter um ímã, uma agulha, um pedaço de isopor (ou cortiça), uma fita adesiva e uma vasilha com água.

Para magnetizar a agulha basta esfregá-la durante alguns segundos no ímã. Por conseguinte, prenda a agulha no isopor ou na cortiça por meio da fita adesiva.

Veja:


ACOMPANHE O PRÓXIMO VÍDEO E VEJA O QUE ACONTECE QUANDO APROXIMAMOS UM IMÃ DA BÚSSOLA:



O IMÃ

Forças magnéticas

Por meio dos experimentos, constatou-se que o imã tem a propriedade de atrair certos materiais. Essa propriedade é denominada de magnetismo.
A força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.


https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/eletricidade8.php

https://www.todamateria.com.br/bussola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário