terça-feira, 29 de maio de 2018

Fungos e bactérias

Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.

Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos. Fungos unicelulares, conhecidos como leveduras, são utilizados na fabricação de pães e bebidas alcoólicas. Alguns cogumelos, conhecidos como champignon e shitake, são empregados na culinária e consumidos em diversos pratos. Na fabricação de certos tipos de queijo são empregados fungos que lhes dão um sabor bem característico.

Em 1920, cientistas descobriram uma substância que poderia ser utilizada em antibióticos, presente em um fungo chamado Penicillium. A partir de então, os fungos começaram a ser empregados na produção de antibióticos e outros medicamentos.


Na natureza também há os fungos parasitas, que causam doenças em animais e plantas, como a ferrugem do cafeeiro e as micoses na pele de animais.








As bactérias

QUEM MORA COMIGO?


Você já ouviu muitas histórias sobre monstros que moram embaixo da sua cama ou no seu armário, certo? E alguma vez você já ouviu falar das criaturinhas que moram no seu umbigo?

 Aposto que não! Não é só no umbigo que existem outros organismos pequenos. Neste exato momento, milhões e milhões de bactérias estão em várias partes do nosso corpo!

Verdade, elas são capazer de nascer, reproduzir e morrer no nosso corpo, ou seja, passam a vida inteira em seu corpo. Isso muitas vezes ocorre sem que a gente perceba, porque muitas dessas bactérias não causam prejuízo á nossa saúde.
 Os lactobacilos são exemplos desses organismos que habitam nosso intestino. Eles regulam as funções desse órgão e protegem-no da ação de bactérias nocivas.



 Achou nojento? Pode ficar tranqüilo, você não tem absolutamente nada com o que se preocupar: isso é mais que normal. Temos todos diversos "moradores" no interior e exterior de nosso corpo, sendo que muitos deles são importantes para seu bom funcionamento.


Bactérias na alimentação

Alimentos como o leite, iogurte, queijo fresco e a coalhada, são fundamentais em nosso dia-a-dia, porque contêm o melhor dos probióticos: os lactobacilos vivos, os mesmos do leite fermentado.
Pesquisas mostram que os lactobacilos equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón - localizado no intestino grosso.
Bactérias também são as responsáveis pela existência do vinagre, ácido glutâmico, chucrute, chocolate, pão, vinho, bebidas fermentadas, molho de soja e de determinados laticínios.

Ingredientes necessários para fazer iogurte caseiro 

  • Leite
  • Iogurte natural (leite e fermentos lácteos)
Modo de preparo:
  • Aqueça um litro de leite até quase ferver
  • Deixe do lado até ficar morno
  • Esquente o forno, deixe-o bem quente e desligue.
  • Quando o leite estiver morno, coloque o iogurte natural e misture.
  • Coloque a mistura em uma tigela.
  • Cubra com papel filme e leve ao forno (já desligado)
Deixe o iogurte caseiro descansar de 5 a 8 horas dentro do forno desligado. Depois é só servir.

VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO PARA APRENDER MAIS SOBRE AS BACTÉRIAS E FUNGOS!!!







Plantas parasitas

parasitismo é uma relação ecológica interespecífica (ocorre entre espécies diferentes) onde uma espécie, denominada como parasita, alimenta-se às custas de outra espécie, chamada de hospedeira, causando-lhe prejuízos.
De modo geral, os parasitas não causam aos seus hospedeiros grandes danos, uma vez que sua sobrevivência também depende da sobrevivência destes. Dessa forma, a relação parasitária se equilibra ao longo do tempo, adaptando um organismo ao outro, fenômeno chamado de coadaptação.

Parasitismo entre as plantas

No reino vegetal, destacam-se dois casos de parasitismo: o do cipó-chumbo e o da erva-de-passarinho.

Erva-de-passarinho:

É uma planta superior, daninha, parasita, que ataca geralmente as plantas tropicais as árvores, sugando sua seiva e podendo até causar a morte da planta se não for retirada. A parasita recebeu esse nome porque se espalha com a ajuda dos passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas mais tarde, junto com as fezes. 





Cipó chumbo:


Cipó-chumbo (Cuscuta racemosa) é uma planta parasita encontrada em quase todas as regiões brasileiras; conhecida por vários nomes tais como tinge-ovos, cipó-dourado, espaguete, fios-de-ovos, fios-de-ouro e aletria. Ele é nativo da Mata Atlântica e cerrado.
Ele é conhecido desde os tempos mais remotos na medicina popular para alívio de diversos males, principalmente da digestão. Propaga-se por sementes ou pelos próprios ramos.


quarta-feira, 23 de maio de 2018

Copa do Mundo 2018


 ESTÁ CHEGANDO A HORA!!!



Copa do Mundo de Futebol de 2018 vai ser disputada na Rússia, o maior país do mundo, entre os dias 14 de junho e 15 de julho. O torneio terá a participação de 32 nações, incluindo o Brasil, com jogos em 11 cidades e 12 estádios. 


QUEM ESTÁ NO GRUPO DO BRASIL?


QUANDO SERÃO OS JOGOS DO BRASIL?

QUEM SÃO OS JOGADORES ESCALADOS PARA NOSSA SELEÇÃO?

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians)
Defensores: Danilo (Manchester City), Geromel (Grêmio), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marcelo (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Miranda (Internazionale), Fágner (Corinthians), Thiago Silva (PSG)
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Fred (Shakhtar Donetsk), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Willian (Chelsea)

O CRAQUE


O  atacante Neymar é o grande craque da Seleção Brasileira. É o jogador veloz que normalmente atua pela ponta esquerda do campo e sempre busca a jogada individual, participando dos principais lance ofensivos da equipe. O atleta do PSG, de 26 anos, no entanto, sofreu uma lesão no pé e acabou perdendo os principais jogos da equipe parasiense na temporada.  Ele voltou aos treinamentos co boal, mas só deve estar pronto às vésperas da competição e seu estado físico nos primeiros jogos passou a ser uma preocupação da comissão técnica. Por outro lado, o fato do jogador chegar mais descansado é o ponto positivo da situação.

QUEM É O TREINADOR?
O brasileiro Tite é o técnico da Seleção. Com uma grande experiência profissional no país, se destacou no Corinthians após conquistar a Copa Libertadores (2012), o Mundial de Clubes (2012), o Campeonato Brasileiro (2011 e 2015), a Recopa Sul-Americana (2013) e o Paulistão (. Se tornou técnico em 1990, pouco depois de encerrar a sua carreira como jogador profissional.

CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER A HISTÓRIA E PRINCIPAIS CURIOSIDADES DO BRASIL NAS COPAS:


CADEIA ALIMENTAR

CONHEÇA MAIS SOBRE A CADEIA ALIMENTAR CLICANDO E ASSISTINDO OS VIDEOS!!!





A FOTOSSÍNTESE

CLIQUE NO VIDEO PARA APRENDER SOBRE A FOTOSSÍNTESE:





sexta-feira, 18 de maio de 2018

Muitas maneiras de viver

Clique nas fotos para saber mais sobre:

Pessoas de várias etnias:


Diversas Profissões:


Diferentes tipos de moradia:



Diferentes classes sociais:


Formas de Lazer:

Brincadeiras do tempo dos pais ou avós:



APRENDA AINDA MAIS SOBRE:

A origem da Pizza


pizza, é um elemento fundamental da gastronomia italiana, mas este saboroso prato não nasceu na Itália, como muitos imaginam. 
história da pizza tem início há pelo menos seis mil anos atrás, Sua origem é no Egito, ela não era, é claro, como é conhecida hoje, era só massa, semelhante ao pão sírio. Com o tempo ela ficou conhecida na Itália (através das Cruzadas) e desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos.

Fonte:https://www.infoescola.com/historia/pizza/

A história do acarajé


acarajé é um dos quitutes mais tradicionais da culinária baiana e é um prato típico da África.

Ele chegou ao Brasil através dos escravos africanos.

A palavra acarajé tem origem africana e quer dizer 'comer bola de fogo' (akará, significa bola de fogo, e jé significa comer). O nome desse prato típico surgiu a partir de uma lenda de um casal Xangô (orixá dos raios, trovões, fogo e justiça) e sua esposa Iansã, uma deusa responsável pelos ventos e tempestades.
venda de acarajé se tornou tão popular, que a baiana do acarajé, em 2005 foi considerada patrimônio cultural do Brasil.

Fonte: http://comidas-tipicas.info/comidas-do-nordeste/acaraje.html


A origem da Congada


A congada nasceu no Brasil, originada de uma dança trazida lá da África. É um evento que faz parte do folclore brasileiro. Ela apresenta elementos religiosos e culturais africanos (principalmente do Congo e Angola) misturados com portugueses (cristãos). Costumam acontecer em forma de procissão ou desfile.  

Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/congada-festa-folclorica-une-tradicoes-africanas-e-ibericas.htm


História da Oktoberfest - origem em 1810:




Em 12 de outubro de 1810, o Príncipe herdeiro Luís, que sucessivamente tornou-se Rei Luís I, casou com a Princesa Tereza em Munique, na Alemanha. Todos os cidadãos de Munique foram convidados para a festa em frente a porta da cidade para comemorar o evento real. A cerimônia de encerramento previa uma corrida de cavalos. Era uma verdadeira festa!
No ano seguinte, a decisão de repetir as corridas de cavalo deu origem à tradição da Oktoberfest.
Então, tudo começou com a festa de casamento do Príncipe da Alemanha e a comemoração dessa data virou tradição!!


A origem da capoeira




origem da capoeira é na África, ela data da época da escravidão no Brasil. Muitos negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. A capoeira era uma forma de luta e de resistência. Porém, para não despertarem suspeitas, os escravos adaptaram os movimentos da luta aos cantos da África, fazendo tudo parecer uma dança. A capoeira foi ficando do jeitinho que ela é hoje, gingada.



Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/capoeira-origem.htm



A origem do basquete:




O basquete foi criado em 1891 nos Estados Unidos, por um professor de Educação Física, chamado James Naisith. Este jogo foi desenvolvido para ser praticado em lugares fechados durante o inverno, e também em lugares abertos no verão.
A primeira partida de basquete foi disputada na escola, onde o professor usou cestas de pêssegos para que os alunos arremessassem a bola, mas toda vez que acertavam a bola na cesta alguém tinha que subir retirar a bola da cesta e dar continuidade ao jogo, depois de algum tempo tiveram a ideia de cortar o fundo da cesta. Somente no ano de 1893, foram criados os aros de metal, e com isso a bola foi adaptada para o esporte.

Fonte: https://www.nossoclubinho.com.br/abaco-virtual/

Palavras curiosas...

Você já comeu uma pira-poca no lanche?
E pacobá de sobremesa?

Desça mais um pouco nessa página e descubra quem eles são...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Pira-poca:


Pacobá:


Salada de Frutas


POEMA SALADA DE FRUTAS
CIÇA


SALADA DE FRUTAS

ACEROLA, ABACAXI,
ABRICÓ, ABIU, AMORA,
BREJAÚVA, BACURI.

CARAMBOLA, CAJÁ-MANGA,
CAMBUCÁ, CAJU, CAQUI.

DAMASCO, FRUTA-DO-CONDE,
FRAMBOESA... FRUTA-PÃO...


GOIABA, GINJA, GROSELHA,
GRUMIXAMA, GUABIROBA,
INGÁ, JAMBO, JENIPAPO,
JUJUBA, JABUTICABA,
LIMÃO, LARANJA E LITCHI.

MANGA, MAMÃO, MEXERICA,
MORANGO E MARACUJÁ.

NÊSPERA, NOZ, NECTARINA,
PEQUI, PAPAIA, PITANGA,
PONCÃ, PÊSSEGO E QUIUÍ.

ROMÃ , SAPOTI, SAPOTA,
SAPUCAIA, SERINGÜELA,
TAMARINDO, TANGERINA,
TORANJA, TAPEREBÁ.
UVA, UVAIA E UBIPITANGA


CIÇA

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Brincadeiras do nosso estado


Quer conhecer um pouco mais sobre as brincadeiras do estado de São Paulo?
Clique na foto abaixo e confira as brincadeiras e regras!!!


Fonte: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/sao-paulo/cultura-e-folclore-paulista-brincadeiras-e-brinquedos.php

quinta-feira, 10 de maio de 2018

A força da gravidade

A força da gravidade


Gravidade e peso

Tudo começou com uma maçã...


A força da gravidade ou gravitacional é a força que faz com que nossos corpos e todos os objetos fiquem no solo, sem flutuar. A descoberta e o estudo da força gravitacional foram feitos por Isaac Newton, por volta de 1660, cientista inglês que, ao observar por algum tempo as maçãs de uma macieira caindo no chão, começou pensar que talvez houvesse a mesma explicação tanto para o fato da maçã cair da árvore sempre na mesma trajetória, como para o fato da Lua girar em torno da Terra sem cair sobre ela. E sua suspeita estava correta!
A força gravitacional age sobre os corpos, conferindo-lhe o peso, portanto sem a gravidade, os corpos não teriam peso. Os corpos celestes estão sujeitos à força da gravidade porque as massas se atraem. Isso explica o fato dos planetas do sistema solar, asteróides e estrelas girarem ao redor do Sol: sua força de atração é imensa! A explicação é a mesma para o fato da Lua girar ao redor da Terra sem ficar “perdida no espaço”.

Peso e Massa… Existe diferença?

Sim, existe! Já vimos que o peso nada mais é que a força da gravidade agindo sobre os corpos, mas a 
massa representa a quantidade de matéria presente em um determinado corpo. Por exemplo: quando pesamos batatas, ou laranjas, ou quando você se pesa, na verdade estamos verificando qual é a quantidade de massa desses corpos.
Corpos em queda…

Foi o físico italiano Galileu Galilei, quem conseguiu comprovar que corpos semelhantes na forma e tamanho, mas com pesos diferentes atingem o solo no mesmo tempo. Conseguiu essa comprovação com um experimento muito simples: lançaram da mesma altura, duas esferas de pesos diferentes, que atingiram o solo realmente ao mesmo tempo.

A Lua e as marés

Os pescadores e outras pessoas que dependem do mar para desenvolver algum trabalho sabem que a Lua influencia nas marés e não tem nada de mágico nisso… O que ocorre é que a força da gravidade da Lua atrai os oceanos, fazendo com eles subam ou desçam à medida que a Lua gire em torno da Terra. Quando o mar sobe é a maré alta e quando ele desce é a maré baixa.
Curiosidade

Os astronautas pulam seis vezes mais alto na Lua do que na Terra porque há menos gravidade puxando-os para baixo.



Confira mais no vídeo do "Quintal da Cultura"!!