Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.
Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos. Fungos unicelulares, conhecidos como leveduras, são utilizados na fabricação de pães e bebidas alcoólicas. Alguns cogumelos, conhecidos como champignon e shitake, são empregados na culinária e consumidos em diversos pratos. Na fabricação de certos tipos de queijo são empregados fungos que lhes dão um sabor bem característico.
Em 1920, cientistas descobriram uma substância que poderia ser utilizada em antibióticos, presente em um fungo chamado Penicillium. A partir de então, os fungos começaram a ser empregados na produção de antibióticos e outros medicamentos.
Na natureza também há os fungos parasitas, que causam doenças em animais e plantas, como a ferrugem do cafeeiro e as micoses na pele de animais.
As bactérias
QUEM MORA COMIGO?
Você já ouviu muitas histórias sobre monstros que moram embaixo da sua
cama ou no seu armário, certo? E alguma vez
você já ouviu falar das criaturinhas que moram no seu umbigo?
Aposto que não! Não é só no umbigo que existem outros organismos pequenos. Neste exato momento, milhões e
milhões de bactérias estão em várias partes
do nosso corpo!
Verdade, elas são capazer de nascer, reproduzir e morrer no nosso corpo, ou seja, passam a vida inteira em seu corpo. Isso muitas vezes ocorre sem que a gente perceba, porque muitas dessas bactérias não causam prejuízo á nossa saúde.
Os lactobacilos são exemplos desses organismos que habitam nosso intestino. Eles regulam as funções desse órgão e protegem-no da ação de bactérias nocivas.
Os lactobacilos são exemplos desses organismos que habitam nosso intestino. Eles regulam as funções desse órgão e protegem-no da ação de bactérias nocivas.
Achou nojento? Pode ficar tranqüilo,
você não tem absolutamente nada com o que se preocupar: isso é mais que normal.
Temos todos diversos "moradores" no interior e exterior de nosso corpo, sendo
que muitos deles são importantes para seu bom funcionamento.
Bactérias na alimentação
Alimentos como o leite, iogurte, queijo fresco e a coalhada, são fundamentais em nosso dia-a-dia, porque contêm o melhor dos probióticos: os lactobacilos vivos, os mesmos do leite fermentado.
Pesquisas mostram que os lactobacilos equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón - localizado no intestino grosso.
Bactérias também são as responsáveis pela existência do vinagre, ácido glutâmico, chucrute, chocolate, pão, vinho, bebidas fermentadas, molho de soja e de determinados laticínios.
Ingredientes necessários para fazer iogurte caseiro
- Leite
- Iogurte natural (leite e fermentos lácteos)
Modo de preparo:
- Aqueça um litro de leite até quase ferver
- Deixe do lado até ficar morno
- Esquente o forno, deixe-o bem quente e desligue.
- Quando o leite estiver morno, coloque o iogurte natural e misture.
- Coloque a mistura em uma tigela.
- Cubra com papel filme e leve ao forno (já desligado)
Deixe o iogurte caseiro descansar de 5 a 8 horas dentro do forno desligado. Depois é só servir.