sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Bicicletas

Bicicletas


Andar sobre duas rodas é mais prático,
ágil e divertido, por isso muitas pessoas estão se tornando adeptas desse meio de
transporte,
seja para praticar esporte, passeio ou mesmo
para trabalhar.
Como a bicicleta é muito mais antiga
do que imaginamos e como já
existiram modelos exóticos e
diferenciados, vale a pena voltar no
tempo e conhecer sua história.
O primeiro projeto de uma bicicleta
que se conhece até o momento
foi de Leonardo Da Vinci,
que data aproximadamente de 1490.

Neste projeto estavam descritos todos
os itens que hoje chamamos de
bicicleta: duas rodas, sistemas de direção e propulsão por corrente, além de um selim, que é o assento triangular da bicicleta. Este projeto, até onde se sabe não saiu do papel, talvez por dificuldades técnicas para execução.
Dessa forma a história da bicicleta começa mesmo em 1790 , a partir da invenção de um brinquedo, chamado celerífero , idealizado pelo Conde de Sivrac. O celerífero foi construído todo em madeira, com duas rodas alinhadas, uma atrás da outra, unidas por uma viga onde se podia sentar. Não existia um guidão como sistema de direção, mas somente uma barra transversal fixa à viga que servia para apoiar as mãos. A brincadeira consistia em empurrar ou deixar correr numa descida para pegar velocidade e assim tentar manter-se equilibrado de maneira muito precária por alguns metros. Percebe-se então que era na verdade uma brincadeira radical e perigosa , pois não existia freios e nem como desviar de obstáculos.

A bicicleta mais parecida com o que conhecemos hoje, portanto realmente a primeira bicicleta, foi mérito do alemão Barão Karl von Drais, em 1817. Ele adaptou o celerífero, colocando um sistema de direção que permitia fazer curvas e com isto manter o equilíbrio quando estava em movimento, um sistema de freios e uma forma de ajustar o selim para ser adaptado à pessoas de vários tamanhos. O modelo foi patenteado e chamado de draisiana , com velocidade média de 15 km/h, atingindo o recorde ciclístico da época.

A partir daí houve evolução nos modelos, substituindo a madeira pelo ferro para sua construção, melhorando sua funcionalidade. Surgiram versões coletivas , em que a família podia andar em conjunto, em uma mesma bicicleta. O veículo começa a se popularizar e em abril de 1829 acontece a primeira competição ciclística da história, em Munique - Alemanha.
A primeira bicicleta com pedais surge em 1839 , criada pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan. O modelo adaptado mudou de nome, passando a ser chamado de velocípede.

A evolução continua e a partir de 1888 o velocípede ganha uma nova adaptação com o uso de correntes para dar maior estabilidade e pneus com câmeras, graças ao inglês John Boyd Dunlop.

Muitas modificações ocorreram depois que a novidade atingiu o Oriente, principalmente o Japão que passou a criar indústria de alta qualidade, com precisão, desenho refinado e tecnologia revolucionária para a produção das bicicletas.
No Século XX , a venda das bicicletas cresce em ritmo acelerado: em 1986 há um aumento de 80% na venda de bicicletas; em 1989 foram vendidas 7.5 milhões de bicicletas somente nos Estados Unidos. Daí para frente o uso de bicicletas para qualquer tipo de atividade só tende a crescer.
Muitos benefícios
Observe que a bicicleta só trás benefícios , tanto para as pessoas como para o meio ambiente : nos ajuda a manter a forma, é um excelente exercício para fortalecer as pernas, é muito mais rápida do que andar a pé, atravessa qualquer congestionamento, dá uma sensação incrível de liberdade, não usa nenhum tipo de combustível, não solta nenhum tipo de fumaça no meio ambiente e não faz nenhum tipo de ruído desagradável… Você conegue lembrar de mais alguma vantagem que a bicicleta pode trazer???

Cicloturismo
Desde os primeiros modelos que surgiram, o uso da bicicleta sempre esteve relacionado aos momentos de lazer, portanto o cicloturismo sempre existiu, mas ganho este nome muito recentemente. Existem registros de usuários de biciclos fazendo longas viagens bem antes de 1880. Mesmo quando os automóveis começaram a ganhar espaço a bicicleta resistiu e fazer cicloturismo foi uma forma de contracultura e um modo agradável de sair da rotina.

Cidades e bicicletas
Com as grandes cidades cada vez mais abarrotadas de pessoas e de carros, a crise de combustíveis fósseis e o grande problema da poluição fica evidente a necessidade de se pensar em alternativas para os transportes, por isso, várias pessoas, em diversas cidades no mundo, aderiram a bicicleta como meio de transporte. Podemos citar como exemplo Copenhagem – Dinamarca, que realmente criou uma cultura em relação à bicicleta, com ciclovias construídas de forma planejada e segundo estatísticas do país praticamente 55% dos habitantes utilizam a bicicleta como meio de transporte para trabalhar e a China, que, apesar de todo crescimento econômico dos últimos anos, não deixou de lado esse meio de transporte. Aqui no Brasil as bicicletas de uso cotidiano ainda são mais comuns nas cidades do interior, pois nenhuma capital tem o trânsito realmente preparado para dar segurança ao ciclista.

Curiosidades
A mountain bike foi uma bicicleta criada para resistir à decidas em montanhas técnicas, ou seja, montanhas construídas para este fim. As primeiras mountain bikes eram muito pesadas e ninguém conseguia subir pelando, por isso era necessário que um caminhão as levasse ao topo da montanha para a brincadeira começar. A brincadeira virou competição, houveram adaptações tecnológicas significativa e muitos adolescente e adultos querem se tornar peritos em pilotar uma mountain bike.



segunda-feira, 26 de agosto de 2019

BALEIAS - CURIOSIDADES





10 CURIOSIDADES SOBRE AS BALEIAS

1. Os bebês de algumas baleias chegam a mamar 500 litros de leite num único dia. A baleia amamenta jorrando leite pelas glândulas mamárias. Como o leite é muito gorduroso, não se mistura à agua e o filhote pode mamar tranquilamente.

2. Para dormir, ela se vira de lado e flutua.

3. A baleia-azul é a criatura mais pesada que existe. Ela tem cerca de 140 toneladas. Só a sua língua tem 6 toneladas.

4. Cada dente de uma baleia cachalote mede 20 centímetros. São 40 dentes no total.

5. Ela respira oxigênio do ar atmosférico, de fora da água. Por isso, precisa subir à superfície com frequência para encher os pulmões.

6. As baleias, dependendo de seu tamanho, conseguem armazenar uma tonelada de alimento no seu estômago.

7. Quando migram, esses mamíferos nadam a cerca de 5 km/h. Alimentando-se ou em áreas de reprodução, a velocidade de deslocamento diminui para 1 km/h.

8. As gigantonas do mar se comunicam por meio de canções. Segundo os cientistas, a cantoria ocorre durante a reprodução. Elas são mais barulhentas do que o motor de um avião, mas nem sempre conseguimos escutá-las. Isso porque seus sons são emitidos em uma frequência abaixo da que é possível ser ouvida pelo homem. Já as outras baleias conseguem ouvir os sons de seus parentes a quase 500 km de distância! As baleias também usam a linguagem corporal para se comunicar: se tocam, batem com a nadadeira na água, jogam peixes para cima e saltam.

9. As baleias orcas vivem em sociedades matriarcais. Os filhotes ficam com suas mães a vida inteira. É também ela quem lidera o grupo. Quando morre, uma "parente" assume o posto.

10. 30 anos. Esse é o tempo de vida de uma baleia-minke, uma das menores espécies de baleia que existem. A orca vive 60 anos, e a baleia azul e a franca, 90 anos.

FONTE: https://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/1999/1/baleia.html

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Vamos acompanhar a Turma da Mônica e sua alimentação saudável?

Clique no gibi!!!!


Pulmão Negro - o que é?






O pulmão negro, denominado também pneumoconiose dos carvoeiros ou pneumoconiose dos mineiros de carvão, é uma doença pulmonar ocupacional que tem como causa o depósito de pó de carvão nos pulmões.



No Brasil, esta doença está mais presente na região Sul do país, pois é onde se concentram as maiores bacias carboníferas nacionais.


A prevenção é de fundamental importância, uma vez que não existe cura para a pneumoconiose dos mineiros de carvão. Indivíduos que apresentam dificuldades para respirar, podem fazer uso dos tratamentos indicados para doença crônica pulmonar obstrutiva.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

terça-feira, 23 de abril de 2019

HAICAI

De maneira geral, haicai é um poema resumido, formado de três versos, no total de 17 sílabas:




PESQUISE MAIS AQUI:






quarta-feira, 17 de abril de 2019

HISTÓRICO DE TAGUAÍ
















Em 18/02/1959 foi criado o Município de Taguaí e instalado em 1º de janeiro de 1960.

Foi seu 1º prefeito o Sr João Gobbo Sobrinho.

Sua padroeira é Santa Rita de Cássia.

Tudo começou em 1890 com a vinda de famílias da região de Ribeirão Preto.

São os fundadores do Patrimônio: João Meneghel, João Floriano Martins e João Carniato

O local escolhido era conhecido por "Sete Encruzilhadas", tronco que dava acesso aos bairros.

Datas importantes:

Em 1892 foi fundada uma capela á Santa Rita de Cássia, onde é a Praça Angelo Gobbo, e no 03/05/1892, foi levantado o 1º Cruzeiro "Símbolo da Fé"

Em 1905 foi edificada uma nova capela de tijolos e coberta de telhas. Hoje Paróquia de Santa Rita de Cássia.

A história do nome da cidade:

Em 1910, 1º Patrimônio Público com denominação de Santa Cruz. 

Em 1912, por Lei Estadual, foi criado o Distrito de Paz, com o nome de Ribeirópolis.

Em 01/01/1945 mudou o nome de Ribeirópolis para Taguaí.


quinta-feira, 28 de março de 2019

A Antártica, o mundo gelado


A principal característica da Antártica é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, um grande deserto formado por enormes geleiras e coberto por gelo.
As temperaturas médias na região central do continente variam entre -30°C -65°Ca menor temperatura do mundo foi documentada na região: -89,2°C
Atualmente, após o Tratado da Antártica, vários países passaram a manter bases de pesquisa na região. Vale ressaltar que a Antártica é uma zona politicamente neutra e que não pertence a nenhum país, sendo, sobretudo, uma área de preservação científica. 

VIDA NA ANTÁRTICA

Incrivelmente, todas essas formas de vida se adaptaram para sobreviver em condições climáticas adversas. Há moluscos, insetos, crustáceos, mamíferos e pássaros.